Resources

Realismo sensório no cinema contemporâneo

by Erly Vieira Jr (2020)

https://repositorio.ufes.br/bitstream/10/11605/1/digital_realismo-sensor...
[Free download]

Este livro é a versão revista e atualizada da tese de doutorado em Comunicação e Cultura defendida pelo autor em 2012, na ECO-UFRJ.

- Cinema e corpo.
- Cinema e sensorialidade.
- Cinema de fluxo.
- Cinema contemporâneo.
- Cinema mundial.

Trata-se de uma versão revista e atualizada da tese de doutorado que defendi em 2012, na ECO-UFRJ, sob a orientação do professor Denilson Lopes. São abordados filmes realizados entre o final da década de 1990 e a primeira década deste século, frequentemente associados pela crítica audiovisual à vertente denominada “cinema de fluxo”. É um conjunto de obras marcado pela sobrevalorização sensorial de forma multilinear e centrífuga, reinserindo o corpo no espaço e tempo microscópico do cotidiano. Com isso, observa-se a emergência de um novo realismo, de caráter sensório, no panorama do cinema mundial. 
Este livro investiga as principais características desse realismo, em especial o papel do corpo como mediador dessa experiência espectatorial tão peculiar, em termos visuais, sonoros e hápticos. Para isso são analisados vinte e quatro filmes, realizados entre 1999 e 2009 por dez diretores: Apichatpong Weerasethakul, Claire Denis, Gus Van Sant, Hou Hsiao-Hsien, Jia Zhangke, Karim Aïnouz, Lucrecia Martel, Naomi Kawase, Pedro Costa e Tsai Ming-Liang.
Este trabalho também é uma contribuição à vertente dos estudos audiovisuais que aborda as relações entre cinema, corpo, espectatorialidade e sensorialidade, questões às quais tenho me dedicado há mais de uma década como pesquisador.

+

Vieira Jr, Erly
Realismo sensório no cinema contemporâneo.
Vitória: Edufes, 2020, 241 p.
ISBN 9786588077061 (eb.)
http://edufes.ufes.br/items/show/541
https://repositorio.ufes.br/bitstream/10/11605/1/digital_realismo-sensor...
[Free download]